quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Explorando Gaudí e "La Pedrera"

Dando continuidade ao projeto Espanha nos deparamos com o gênio Antoni Gaudí e iniciamos nossa viagem por Barcelona visitando "La Pedrera". 

Um pouco de História 
A Antoni Gaudí, um dos seus professores disse: “não sei se estamos dando o título de arquiteto a um gênio ou a um louco.” Pois bem, o gênio se tornou um personagem universal e exerce uma poderosa atração sobre todos os públicos. Entre suas obras estão o Parque Guel, a CasaVicens, a Casa Batló, a cripta da Sagrada Família, entre outras. Gostaria de falar especificamente sobre a Casa Milà ou “La Pedrera” como é conhecida devido ao seu aspecto exterior. Foi a última grande construção civil realizada por Antoni Gaudí em toda a sua carreira.

La Pedrera apresenta importantes novidades em relação às casas de habitação anteriores construídas por Gaudí. Foi construída entre 1906 e 1912 e no ano 1984 obteve o reconhecimento da UNESCO como Bem Cultural do Patrimônio Mundial. Está situada em Barcelona, na confluência de duas ruas perpendiculares, o Paseo de Gracia e a rua Provença, cujo ângulo de cruzamento Gaudí eliminou por meio de uma fachada contínua de superfície ondulante.

La Pedrera na minha Escola

Para conhecer e explorar esta fantástica construção ou obra de arte como alguns preferem classificá-la não é preciso ir até Barcelona. A Caixa Catalunya mantem o site La Pedrera Educació, onde é possível conhecer tudo sobre a obra, sua história, galeria de imagens e conta com um interessante espaço interativo que permite ao usuário gerar conteúdo. É possível criar:
  • improvisação audiovisual (transforma seu teclado em um órgão, enquanto clica nas imagens de “la pedrera”, grave tudo e compartilhe)
  • metáforas visuais
  • metáforas literárias
  • história em quadrinhos
  • animações
  • ou projetos do usuário
A galerinha do opcional começou esta aventura criando seus comics e filmes. Aqui no Período Integral Opcional existem crianças alfabetizadas e não alfabetizadas. Como notaram, o site está em espanhol, mas isso não é nem de perto barreira para os nativos digitais que navegam feito gente grande, praticamente sem intervenção. Eles arriscam, descobrem as funções, se ajudam e compartilham suas criações!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...