segunda-feira, 2 de maio de 2011

Orquestrando na Escola

Dando continuidade aos nossos trabalhos após o feriadão, foi o momento de termos a nossa primeira experiência com uma orquestra real. Escolhemos a interpretação da clássica 9ª Sinfonia de Beethoven. 


Trabalhamos um pouco sobre as sensações de assistir a interpretação de uma obra clássica da música romantica. No geral, eles disseram que sentiram muita alegria, entretanto alguns, narraram ter sentido tristeza. É realmente muito interessante refletir sobre as emoções que a música pode causar nas pessoas. Fernando, nosso aluno do período da manhã, deu um show de conhecimento prévio sobre o artista escolhido e colaborou bastante no nosso debate inicial. Todos ficaram muito surpresos ao saber que Beethoven compôs a 9ª sinfonia quando já estava surdo.

Após esta parte inicial, exploramos uma nova ferramenta muito interessante: Instrumentos da Orquestra,  indicada pelo prof. Olavo Ito.
Ao passar o mouse sobre a superfície, além de descobrir o tipo de instrumento que fica naquela posição, também é possível escutar o som, pois os músicos passam a tocar. Ao clicar no maestro todos tocam ao mesmo tempo. Eles ficaram animados ao perceber que se lembravam sobre o posicionamento da orquestra e foram dando nome aos instrumentos durante a demonstração. 

A 3ª tarefa do dia, era continuar explorando o site SFSKids, principalmente o rádio para descobrir novos músicos e o laboratório musical, onde podiam interagir criando seus próprios sons.
 Até o próximo encontro musical!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...