quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Educação para o Trânsito

Ao estudar o trânsito esperamos conversar abertamente com a turminha sobre o tema. O objetivo é construir um entendimento mais abrangente, respeitoso e humano sobre o trânsito. Para alcançar este objetivo nosso primeiro passo foi assistir a montagem de vídeo abaixo e discutir sobre o que ele nos conta, aproximar os conceitos ao cotidiano de cada criança.

Nossa conversa durou 30 minutos e os baixinhos de 3 anos estão cada dia mais tomando a iniciativa nos debates!
  • Dois deles narraram como é o caminho de casa até a escola e contaram como fazem para conseguir dar uma voltinha de bike na rua de casa. 
  • Outros, entraram em pontos cruciais da conversa sobre o trânsito, eles disseram que o trânsito não acontece só na rua, ele está nas calçadas também e mencionaram a importância dos pedestres também respeitarem as regras.
  • Os que vem caminhando até o colégio, reclamaram que acham difícil atravessar a rua quando não há farol de pedestre.

Vídeos originais utilizados na montagem:

Esta montagem é exclusiva para atingir os objetivos propostos em aula, não tendo nenhum fim comercial. Não foi realizada nenhuma modificação nos vídeos, somente foram cortadas algumas partes devido ao tempo.

Até a próxima.

Um comentário:

  1. Oiii Debora, tudo bem?!

    Adorei as informações e dicas que você compartilha aqui, quanto a como trabalhar e desenvolver projetos pedagógicos!

    Há um tempo atrás, de 1997 à 2005, fui pesquisadora da PUC-RJ na área de educação informática (como chamávamos na época) e, como tal, fiz parte do Projeto Kidlink (internacional) que foi apresentado e adaptado a nossa cultura, pela professora Marisa Lucena... boa época! Durante esse período, lá mesmo na PUC, fiz pós em psicopedagogia, em desenho instrucional e gerência de projetos, o que me fez mudar de área, indo trabalhar com EAD.

    Sucesso em seu blog e em seus projetos!
    Abraços, Maria Paula :o)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...